ROMANCE DE CAVALARIA
POR EDINA FELIZARDO
O de maior interesse dos estudiosos da literatura portuguesa é o ciclo de betrão porque foi o que deixou maiores reflexos entre nós.
Enquanto as canções de gestas cantavam os prazeres dos sangues, as novelas de cavalarias da época do ciclo de betrão tinham como características a imaginação mística, devoção amorosa, muito lirismo contemplativo, sonhador e sentimental.
As novelas do ciclo de betrão são derivadas da lenda do Rei Artur, herói que derrota os saxões e apodera-se da Inglaterra, rei semi-histórico dos bretões, e seus cavaleiros da Távola Redonda; figuras como Tristão e Isolda, Fernão Lopes que indica Galaaz como modelo de Nuno Álvares Pereira e traduções, entre elas as dos cinco poemas narrativos bretões incluídos no cancioneiro da ajuda e a tradução da Demanda do Santo Graal, o mais antigo texto em prosa literária que se conhece em língua portuguesa.
Santo Graal, cálice sagrado usado por Jesus Cristo na Última Ceia. Mais tarde, aparece como objetivo das buscas empreendidas pelos cavaleiros do legendário rei Artur em suas aventuras. Segundo a tradição, o Graal foi guardado por José de Arimatéia, que o utilizou para recolher o sangue de Cristo crucificado. O Santo Graal aparece no romance medieval de Parsifal, jovem que queria alcançar o título de cavaleiro da corte do rei Artur. Devido as virtudes de valentia e castidade Galaas, filho de Lançarote obteve o vaso sagrado.
Bernardim Ribeiro, escritor e poeta da corte portuguesa, considerado um dos primeiros bucolista, introdutor do estilo pastoril italiano. Suas descrições da ânsia do amor que não foi correspondido deixaram um impacto duradouro na literatura portuguesa. Livros das saudades, também conhecido como menina e moça, que foi considerada sua obra principal. Esta obra não é uma novela de cavalaria por não mantém apenas cavaleiros, mas cavaleiros pastores, é uma obra realista que relata amores humanos, triviais, uma novela autobiográfica onde seus protagonistas pode realmente ter existido.
Na idade medieval existiam livros de linhagens também conhecidos como nobiliários onde eram feitas anotações biográficas de famílias nobres. Não tiveram grande importância na história nacional a não ser para o estudo da língua por conter vocábulos e locuções que facilita os estudos dos filólogos e uma lingüística facilitadora da compreensão de sua origem.
Amadis que nascera de um amor às escondidas, tornando-se um cavaleiro valente, gentil, fiel ao amor de Oriana, a qual o ama secretamente. Este é um romance de cavalaria com características de romance quase moderno, um cavaleiro honrado o qual deveria ser imitado. Cumpre seus deveres de cavaleiro com valentia, mas isso não o impede de amar e ser fiel ao seu amor.
___________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário