sábado, 25 de setembro de 2010

A poética de Camilo Castelo Branco

A poética de Camilo Castelo Branco

Por EDINA FELIZARDO


Temos como objetivo apresentar a poética da narrativa reinventada por Camilo Castelo Branco chamada de Poética do Romance Camiliano, onde o autor pretende atingir principalmente o publico feminino.
Buscamos informações nos textos críticos de Maria Pires – História Critica da Literatura Portuguesa (Camilo e a poética do romance), no livro Amor de Perdição, e nos textos dos sites mundocultural.com.br, portalimpacto.com.br.
Camilo utiliza na sua poética uma linguagem popular direcionada principalmente ao público feminino. Buscando dar veracidade ao romance citava fatos reais comprovando-os por meios de documentos daquela época, com a intenção de aproximar os leitores da obra tornando-a significativa para eles.
O autor acreditava na utilidade do romance tanto no plano espiritual quanto no moral, porém, seu principal objetivo era vender livros, pois para ele o melhor romancista de Portugal seria aquele que tivesse muitos leitores que comprassem seus livros e que aplaudissem e não o autor de livros que seriam lidos apenas por críticos os quais publicariam suas críticas em folhetins.
A obra que tornou Camilo Castelo Branco famoso foi o Amor de Perdição, uma novela passional, trágica, narrada em terceira pessoa que pertence a segunda fase do Romantismo ( Ultra - romantismo ). Esta novela possui sentimentalismo, aborda o amor e a morte. Ainda no início do livro comenta o destino trágico do herói Simão que é a morte, “amou, perdeu-se e morreu amado”.
Camilo conseguiu atingir seu objetivo, atingir a fama, com a linguagem popular utilizada por ele, pois o Amor de Perdição tornou-se uma obra muito lida com várias publicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensamento

SER FELIZ É PODER VIAJAR NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO ONDE TUDO PODEDMOS.