Introdução
Delimitação
do tema: este trabalho tem o objetivo de mensurar o estilo do autor, suas
características especificas quanto a abordagem dos temas que escreveu, a forma
estilística e a capacidade de eternizar as palavras que tornaram o autor
cânone da Literatura Brasileira.
Objetivos
Apresentar uma analise da poesia de Mario de
Andrade, levando em consideração a época em que viveu, as transformações
políticas, sociais e artísticas que ocorreram no país, que muito influenciaram
na sua obra.Justificativaociais e artísticas que ocorreram no país, que muito influenciaram na sua
O tema foi escolhido devido a sua importância na literatura brasileira, a influenciabilidade que tem até hoje para os escritores que também buscam um retrato social do país.
Revisão teórica
“A
tarefa do poeta, como poeta, é apenas indireta com relação ao seu povo: sua
tarefa direta e com sua língua, primeiro para preservá-la, segundo para
distendê-la e aperfeiçoá-la. Ao exprimir o que outras pessoas sentem, também
ele está modificando seu sentimento ao torna-lo mais consciente; ele está
tornando as pessoas mais conscientes daquilo que já sentem e, por
conseguinte,ensinando-lhes algo sobre si próprias.” (ELIOT, 1991,p. 31)
“Pouco
importa que um poeta haja alcançado uma ampla repercussão em sua própria época.
O que importa é que possa ter sempre existido, pelo menos, um pequeno interesse
por ele em cada geração.” (ELIOT, 1991, p.32)
“O
aqui e o agora do poema é sempre um ali, ontem, amanhã: uma única linguagem que
permite a literatura sucessiva da multiplicidade das linguagens no espaço e no
tempo.”(BARBOSA, 1986,p.30)
Desenvolvimento
Inspiração
São Paulo! comoção de minha vida
...
Os meus amores são flores feitas de original ...
Arlequinal! ... Traje de losangos .... Cinza e ouro ....
Luz e bruma ... Forno e inverno morno ....
Elegâncias sutis sem escândalos , sem ciúmes ...
Perfumes de Paris ... Aryz !
Bofetadas líricas no Trianon ... Algodoal !...
São Paulo comoção de minha vida !
Galicismo a berrar nos desertos da América !
Os meus amores são flores feitas de original ...
Arlequinal! ... Traje de losangos .... Cinza e ouro ....
Luz e bruma ... Forno e inverno morno ....
Elegâncias sutis sem escândalos , sem ciúmes ...
Perfumes de Paris ... Aryz !
Bofetadas líricas no Trianon ... Algodoal !...
São Paulo comoção de minha vida !
Galicismo a berrar nos desertos da América !
(Mário de Andrade, 1921)
Em seus primeiros poemas foram usadas experiências de linguagem, que
corresponde ao impulso de modernização que ocorria no Brasil;
O país passava por um surto industrial concentrado em SP e RJ;
Cultivava-se a moda artística vinda de Paris, Roma, Londres e Berlin. Esta é a
fase mais internacionalizante do nosso Modernismo, e Mario de Andrade contribui
de modo decisivo com a publicação de Paulicéia Desvairada (1922) e Losango
Cáqui (1926), usando recursos como o verso livre, a associação de imagens e a
linguagem coloquial;
A partir da revolução de 1930, o Modernismo também passa por algumas mudanças,
aí então duas direções principais marcam a literatura: a linha introspectiva,
de exploração da interioridade e das inquietudes individuais; e a linha
política, de denúncia das desigualdades sociais, sendo que as duas se encontram
na obra de Mário de Andrade;
A poesia da intimidade aparece em “A Costela do Grão do Cão” e no “Livro azul”
publicados no volume Poesia de 1941;
A poesia militante aparece em “O Carro da Miséria” e “Lira Paulistana”
(publicações póstumas de 1946);
O poeta também apresenta uma linguagem mais próximas da fala cotidiana, como em
“Cabo Machado” que mostra a evolução do autor em direção a poesia menos
individualista;
O poema “O Poeta Come Amendoim” é um dos exemplos do nacionalismo literário de
Mário de Andrade, em que ele procura identificar-se com o Brasil;
Conclusão
Através da análise feita da poesia “Inspiração” escrita por Mario de Andrade
concluímos que sua obra é de grande importância para a literatura
brasileira, pois além de retratar as mudanças no país naquela época
também faz uma dura critica social a burguesia.
BARBOSA,João Alexandre. As
ilusões da modernidade. São Paulo:Perspectiva,1986.
FRIEDRICH,Hugo. Estrutura
da lírica moderna. Perspectiva da lírica contemporânea:dissonância e
normalidade 2º. ed. São Paulo:Duas Cidades, 1991,p.15-58.
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