sexta-feira, 30 de março de 2012

Analise da Poesia de Mario de Andrade


Introdução
Delimitação do tema: este trabalho tem o objetivo de mensurar o estilo do autor, suas características especificas quanto a abordagem dos temas que escreveu, a forma estilística e a capacidade de eternizar as palavras que tornaram o autor  cânone da Literatura Brasileira.
Objetivos
Apresentar uma analise da poesia de Mario de Andrade, levando em consideração a época em que viveu, as transformações políticas, sociais e artísticas que ocorreram no país, que muito influenciaram na sua obra.

Justificativaociais e artísticas que ocorreram no país, que muito influenciaram na sua
O tema foi escolhido devido a sua importância na literatura brasileira, a influenciabilidade que tem até hoje para os escritores que também buscam um retrato social do país.

Revisão teórica
“A tarefa do poeta, como poeta, é apenas indireta com relação ao seu povo: sua tarefa direta e com sua língua, primeiro para preservá-la, segundo para distendê-la e aperfeiçoá-la. Ao exprimir o que outras pessoas sentem, também ele está modificando seu sentimento ao torna-lo mais consciente; ele está tornando as pessoas mais conscientes daquilo que já sentem e, por conseguinte,ensinando-lhes algo sobre si próprias.” (ELIOT, 1991,p. 31) 
“Pouco importa que um poeta haja alcançado uma ampla repercussão em sua própria época. O que importa é que possa ter sempre existido, pelo menos, um pequeno interesse por ele em cada geração.” (ELIOT, 1991, p.32)
“O aqui e o agora do poema é sempre um ali, ontem, amanhã: uma única linguagem que permite a literatura sucessiva da multiplicidade das linguagens no espaço e no tempo.”(BARBOSA, 1986,p.30)

Desenvolvimento
Inspiração
São Paulo! comoção de minha vida ...
Os meus amores são flores feitas de original ...
Arlequinal! ... Traje de losangos .... Cinza e ouro ....
Luz e bruma ... Forno e inverno morno ....
Elegâncias sutis sem escândalos , sem ciúmes ...
Perfumes de Paris ... Aryz !
Bofetadas líricas no Trianon ... Algodoal !...
São Paulo comoção de minha vida !
Galicismo a berrar nos desertos da América ! 
(Mário de Andrade, 1921)

              Em seus primeiros poemas foram usadas experiências de linguagem, que corresponde ao impulso de modernização que ocorria no Brasil;
              O país passava por um surto industrial concentrado em SP e RJ;
              Cultivava-se a moda artística vinda de Paris, Roma, Londres e Berlin. Esta é a fase mais internacionalizante do nosso Modernismo, e Mario de Andrade contribui de modo decisivo com a publicação de Paulicéia Desvairada (1922) e Losango Cáqui (1926), usando recursos como o verso livre, a associação de imagens e a linguagem  coloquial;
              A partir da revolução de 1930, o Modernismo também passa por algumas mudanças, aí então duas direções principais marcam a literatura: a linha introspectiva, de exploração da interioridade e das inquietudes individuais; e a linha política, de denúncia das desigualdades sociais, sendo que as duas se encontram na obra de Mário de Andrade;
              A poesia da intimidade aparece em “A Costela do Grão do Cão” e no “Livro azul” publicados no volume Poesia de 1941;
              A poesia militante aparece em “O Carro da Miséria” e “Lira Paulistana” (publicações póstumas de 1946);
              O poeta também apresenta uma linguagem mais próximas da fala cotidiana, como em “Cabo Machado” que mostra a evolução do autor em direção a poesia menos individualista;
              O poema “O Poeta Come Amendoim” é um dos exemplos do nacionalismo literário de Mário de  Andrade, em que ele procura identificar-se com o  Brasil;
Conclusão
              Através da análise feita da poesia “Inspiração” escrita por Mario de Andrade concluímos que sua  obra é de grande importância para a literatura  brasileira, pois além de retratar as mudanças no  país  naquela época também faz uma dura critica  social a burguesia.

ELIOT,T.S.De poesia e poetas. A função social da poesia (tradução e prólogo de Ivan Junqueira).São Paulo: Brasiliense ,1991, p.25-37.
BARBOSA,João Alexandre. As ilusões da modernidade. São Paulo:Perspectiva,1986.
FRIEDRICH,Hugo. Estrutura da lírica moderna. Perspectiva da lírica contemporânea:dissonância e normalidade 2º. ed. São Paulo:Duas Cidades, 1991,p.15-58.


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